10 benefícios do colágeno para o organismo

COMPARTILHE AGORA MESMO
10 benefícios do colágeno para o organismo
Avalie este post

O colágeno é capaz de fazer várias interações entre as células mantendo a estrutura do organismo. É a proteína de origem animal mais abundante no nosso organismo e que pode ser absorvida através de alimentos como carnes, frutos do mar, tofu, sementes de abóbora, peixes com ômega 3, abacate, nozes, cebola, vegetais verdes, goiaba, melancia, tomate, etc.

A falta dele pode acarretar problemas, mas o consumo em excesso causa má formação nos ossos, problemas no crescimento do corpo, rigidez e inflamação nos músculos, doenças na pele, problemas no intestino, etc.

É também extraído do osso e da cartilagem do boi, passa por um processo chamado de hidrólise para ser absorvido facilmente pelo corpo. Assim, ele se torna um alimento que pode ser comprado sem prescrição médica.

Benefícios do colágenos

1)Ajuda o sistema digestivo

O colágeno possui aminoácidos que ajuda a revestir e acalmar o intestino de forma saudável. Além disso, se um suplemento de colágeno hidrolisado for consumido alguns minutos antes refeições a sensação de satisfação ao comer ocorrerá de mais rápido tornando a perda de peso mais fácil.

2)Fortalecimento dos ossos

O colágeno é 90% responsável pela manutenção da massa óssea. Ajuda no suporte e sustentação dos ossos mantendo as articulações saudáveis pelo fato de digerir facilmente o cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre.

A ingestão do colágeno hidrolisado previne a osteoporose e auxilia no tratamento da artrose, dando mais força à cartilagem do nosso corpo.

3)Fortalecimento dos músculos

O colágeno é rico em aminoácidos que protegem as nossas articulações com maior manutenção, fortalecimento e resistência das cartilagens, ligamentos, tendões.

Os suplementos de colágeno hidrolisado é um bom elemento para os atletas, pois os seus aminoácidos ajudam a recuperar-se de leões mais rápido e a melhorar o desempenho físico. O colágeno se concentra na parte gelatinosa dos ossos mantendo o tecido muscular em todo o corpo. Eles aumentam a massa muscular combatendo a flacidez da pele que surge como um resultado da perda de peso.

4)Efeito de desintoxicação

O colágeno, também, contém um outro aminoácido que se chama glicina que age na produção da bile. A bile é produzida pelo fígado, fica armazenada na vesícula biliar. Ela age quando consumimos algum alimento fazendo a metabolização da gordura e, isso, ajuda na desintoxicação do fígado, consequentemente, ajuda na desintoxicação do corpo.

5) Equilibra a insulina do sangue

Certos aminoácidos encontrados no colágeno ajudam a manter a insulina em um nível saudável. Eles nos trazem uma noção maior aos sinais corporais sobre a insulina que ajuda a manter a quantidade no estoque da gordura equilibrada.

6) Dentes mais fortes

Deixa os dentes mais fortes e ajuda a sustentar o seu sistema estrutural.

7) Hormônios

A glicina não ajuda apenas na desintoxicação do fígado. Ela é importante como um aminoácido precursor para a glutationa. A glutina é o antioxidante mais numeroso no nosso corpo que equilibra o estrogênio do organismo.

8) Elasticidade da pele

O colágeno do nosso corpo diminui a quantidade de produção de colágeno com o tempo. Isso vai reduzindo a capacidade da nossa pele de manter sua elasticidade, firmeza e resistência, mantendo as células corporais unidas.

É o colágeno que regenera e hidrata a pele, prevenindo as rugas que surgem com o envelhecimento das células e, que com o tempo, leva a flacidez. A pele fica mais bonita e forte, prevenindo as celulites e estrias.

9) Diminui as rugas

As expressões da idade vão aparecendo com o tempo e se tornam mais evidentes, isso, acontece, principalmente, com a exposição do corpo ao sol. O resultado é a flacidez acompanhada das rugas e linhas.

A ingestão ou injeção do colágeno é usado para preencher as rugas, melhorar os aspectos da pele, cabelos e unhas.

10) Cicatrizes

Conforme envelhecemos, a pele apresenta mais dificuldade para cicatrizar, se tornando mais profundas e aparentes. O colágeno renova as células, melhora e intensifica a cicatrização. Vem sendo utilizado em tratamentos para preencher as cicatrizes para minimizando ou, até, eliminando-as da pele.

Suplementos

O colágeno é produzido de forma natural pelo nosso corpo. Mas a partir dos 30 anos a síntese do corpo para o colágeno fica mais lenta, causando a deficiência dele no nosso corpo.

Por isso, é necessário consumir alimentos que sejam mais ricos e capazes de estimular a produção de colágeno de forma natural. Mas existem os suplementos alimentares que ajudam na ingestão de colágeno, dando uma força extra ao organismo. Eles podem ser consumidos em diversas formas, como em capsulas, em pó, líquido e até mesmo em chás e sucos. O que resta é escolher a opção preferida que se adapte na rotina.

 O que acelera a perda de colágeno?

Beber bebidas alcoólicas, açúcar em excesso, fumar, exposição ao sol.

Como prevenir a perda de colágeno?

Fazer atividades físicas, comer alimentos saudáveis e os com vitamina C.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *