10 benefícios do colágeno para o organismo

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O colágeno é capaz de fazer várias interações entre as células mantendo a estrutura do organismo. É a proteína de origem animal mais abundante no nosso organismo e que pode ser absorvida através de alimentos como carnes, frutos do mar, tofu, sementes de abóbora, peixes com ômega 3, abacate, nozes, cebola, vegetais verdes, goiaba, melancia, tomate, etc.

A falta dele pode acarretar problemas, mas o consumo em excesso causa má formação nos ossos, problemas no crescimento do corpo, rigidez e inflamação nos músculos, doenças na pele, problemas no intestino, etc.

É também extraído do osso e da cartilagem do boi, passa por um processo chamado de hidrólise para ser absorvido facilmente pelo corpo. Assim, ele se torna um alimento que pode ser comprado sem prescrição médica.

Benefícios do colágenos

1)Ajuda o sistema digestivo

O colágeno possui aminoácidos que ajuda a revestir e acalmar o intestino de forma saudável. Além disso, se um suplemento de colágeno hidrolisado for consumido alguns minutos antes refeições a sensação de satisfação ao comer ocorrerá de mais rápido tornando a perda de peso mais fácil.

2)Fortalecimento dos ossos

O colágeno é 90% responsável pela manutenção da massa óssea. Ajuda no suporte e sustentação dos ossos mantendo as articulações saudáveis pelo fato de digerir facilmente o cálcio, magnésio, fósforo, silício e enxofre.

A ingestão do colágeno hidrolisado previne a osteoporose e auxilia no tratamento da artrose, dando mais força à cartilagem do nosso corpo.

3)Fortalecimento dos músculos

O colágeno é rico em aminoácidos que protegem as nossas articulações com maior manutenção, fortalecimento e resistência das cartilagens, ligamentos, tendões.

Os suplementos de colágeno hidrolisado é um bom elemento para os atletas, pois os seus aminoácidos ajudam a recuperar-se de leões mais rápido e a melhorar o desempenho físico. O colágeno se concentra na parte gelatinosa dos ossos mantendo o tecido muscular em todo o corpo. Eles aumentam a massa muscular combatendo a flacidez da pele que surge como um resultado da perda de peso.

4)Efeito de desintoxicação

O colágeno, também, contém um outro aminoácido que se chama glicina que age na produção da bile. A bile é produzida pelo fígado, fica armazenada na vesícula biliar. Ela age quando consumimos algum alimento fazendo a metabolização da gordura e, isso, ajuda na desintoxicação do fígado, consequentemente, ajuda na desintoxicação do corpo.

5) Equilibra a insulina do sangue

Certos aminoácidos encontrados no colágeno ajudam a manter a insulina em um nível saudável. Eles nos trazem uma noção maior aos sinais corporais sobre a insulina que ajuda a manter a quantidade no estoque da gordura equilibrada.

6) Dentes mais fortes

Deixa os dentes mais fortes e ajuda a sustentar o seu sistema estrutural.

7) Hormônios

A glicina não ajuda apenas na desintoxicação do fígado. Ela é importante como um aminoácido precursor para a glutationa. A glutina é o antioxidante mais numeroso no nosso corpo que equilibra o estrogênio do organismo.

8) Elasticidade da pele

O colágeno do nosso corpo diminui a quantidade de produção de colágeno com o tempo. Isso vai reduzindo a capacidade da nossa pele de manter sua elasticidade, firmeza e resistência, mantendo as células corporais unidas.

É o colágeno que regenera e hidrata a pele, prevenindo as rugas que surgem com o envelhecimento das células e, que com o tempo, leva a flacidez. A pele fica mais bonita e forte, prevenindo as celulites e estrias.

9) Diminui as rugas

As expressões da idade vão aparecendo com o tempo e se tornam mais evidentes, isso, acontece, principalmente, com a exposição do corpo ao sol. O resultado é a flacidez acompanhada das rugas e linhas.

A ingestão ou injeção do colágeno é usado para preencher as rugas, melhorar os aspectos da pele, cabelos e unhas.

10) Cicatrizes

Conforme envelhecemos, a pele apresenta mais dificuldade para cicatrizar, se tornando mais profundas e aparentes. O colágeno renova as células, melhora e intensifica a cicatrização. Vem sendo utilizado em tratamentos para preencher as cicatrizes para minimizando ou, até, eliminando-as da pele.

Suplementos

O colágeno é produzido de forma natural pelo nosso corpo. Mas a partir dos 30 anos a síntese do corpo para o colágeno fica mais lenta, causando a deficiência dele no nosso corpo.

Por isso, é necessário consumir alimentos que sejam mais ricos e capazes de estimular a produção de colágeno de forma natural. Mas existem os suplementos alimentares que ajudam na ingestão de colágeno, dando uma força extra ao organismo. Eles podem ser consumidos em diversas formas, como em capsulas, em pó, líquido e até mesmo em chás e sucos. O que resta é escolher a opção preferida que se adapte na rotina.

 O que acelera a perda de colágeno?

Beber bebidas alcoólicas, açúcar em excesso, fumar, exposição ao sol.

Como prevenir a perda de colágeno?

Fazer atividades físicas, comer alimentos saudáveis e os com vitamina C.

 

Qual o melhor tipo de colágeno?

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O colágeno é uma proteína estrutural responsável em dar firmeza e sustentar a pele, com um papel fundamental na composição dos tendões e das cartilagens. É criada pelo organismo, mas diminui com o envelhecimento e deixa a pele mais flácida. Sua função é compor a pele, ossos e cartilagens, dando sustentação ao corpo.

Ele é usado, também, na composição de cosméticos de cremes e hidratantes.

Tipos de colágeno que há dentro do nosso corpo

O colágeno possui diferentes funções e propriedades que ajudam a separá-lo e reagrupa-los em tipos.

Colágeno tipo 1: É o que mais aparece no nosso corpo, sendo encontradas nos nossos tendões, na pele, nos ossos, no tecido conjuntivo que faz a conexão, nutrição e união de tecidos. É ele que traz a firmeza para nossa pele; ele fortalece as nossas articulações, nossas unhas e cabelos; melhora nossa pressão arterial; previne possíveis úlceras no intestino; e é ótimo para prevenir e combater contra a osteoporose.

 

Colágeno tipo 2: É o que encontramos dentro de nossos olhos e cartilagens. É um bom combatente contra osteoartrite de origem autoimune, artrose e artrite reumatoide aliviando sintomas. Ele fortalece as cartilagens e reduz inflamações.

 

Colágeno tipo 3: É facilmente encontrado dentro das paredes de nossas artérias, intestinos, baços, fígado, medula óssea, útero, pulmão, coração e pele, auxiliando no tratamento de áreas danificadas da pele que acontece por causa de lesões e feridas.

 

Colágeno tipo 4: Pode ser visto dentro de nossa lâmina basal que fica entre a derme e a epiderme unindo as duas partes. O tipo 4, também, está nas lentes das cápsulas oculares que protege os olhos e nos glomérulos que ajudam a eliminar os resíduos encontrados nos rins.

 

Colágeno tipo 5: Ele é o que filtra a rede de ligação entre as fibras epiteliais. Essas fibras interligadas estão nos tecidos na parte de dentro do nosso corpo, revestindo os órgãos dando elasticidade e força para eles. Também forma os vasos sanguíneos e tecidos dentro do coração.

 

Colágeno tipo 6: Ele faz parte do sangue e de parte da camada da placenta. Colágeno 6 está presente em todo tecido conjuntivo, pele e discos invertebrados trazendo flexibilidade e rigidez para a coluna manter seu peso.

 

Colágeno tipo 7: Une a camada de cima e a mais profunda abaixo da pele (dermo-eptelial) e faz parte das células corioaminióticas e da placenta.

 

Colágeno tipo 8: Esse tipo é o que chamamos endotélio que é a camada presente na parte interior dos vasos sanguíneos e linfáticos.

 

Colágeno tipo 9: Ele mantém as células da cartilagem, retina, córneas juntas dando mais resistência, sendo a principal proteína dos nossos órgãos.

 

Colágeno tipo 10: Faz parte das cartilagens hipertróficas dos músculos em mineralização, reparando as articulações sinoviais e auxilia na cura de fraturas nos ossos.

Alimentos com colágeno

São muitos os alimentos que possuem colágeno: cenoura, acerola, goiaba, pepino, mel, aveia, alho porro, nabo, gelatina, carnes, ovos, tomate, pimenta, beterraba, soja, chá branco, ostras, etc.

Uma dieta desequilibrada pode levar o corpo ter uma deficiência de colágeno. A falta de colágeno pode causar perda de cabelos, rugas, estrias, desidratação, enfraquecimento dos ossos, flacidez da pele, enfraquecimento das articulações, má formação óssea, rigidez muscular, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, etc.

 

Para ajudar na dieta…

  • Consuma os nutrientes essenciais para o organismo.
  • Beba muita água.
  • Cuide de sua pele ficando menos sob o sol e usar cremes para proteger o corpo.
  • Evite comer alimentos gordurosos, calóricos.
  • Durma e descanse bem.

O melhor colágeno

A forma mais suplementar e que traz benefícios é o colágeno hidrolisado. Ele ajuda a deixar o nosso corpo mais bonito por fora e funcionando da forma correta por dentro também.

O colágeno hidrolisado passa por um processo de hidrólise, na qual ele é partido em partículas menores que as que compõe o colágeno normal e facilita a absorção pelo corpo. É composto por aminoácidos e proporciona a glicina e prolina para o corpo. Isso ajuda e faz o corpo trabalhar na regeneração e estabilidade das cartilagens.

Tomar colágeno emagrece?

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O colágeno é responsável por 30% das proteínas produzidas por nosso organismo e tem o objetivo de unir e fortalecer os tecidos. O colágeno é uma proteína importante para o corpo humano, pois participa de várias funções estruturais. Ele está presente em quase todos os órgãos, ossos e músculos. É responsável por manter a pele firme, os cabelos saudáveis e brilhantes, desintoxicar, unir músculos e cartilagem, etc.

Porém conforme envelhecemos acontece a perda natural do colágeno. Ela pode ser mais rápida devido a fatores como má alimentação, trabalho excessivo, estresse, noites mal dormidas, alta exposição ao sol, etc.

Alimentos que fornecem colágeno: gelatina, repolho, feijão, cenoura, sementes de linhaça, azeitonas, limão, gelatina, caldo de osso, ovos, abacate, soja, amêndoas, castanha do Pará, beterraba, bacalhau, cebolas, pimentão vermelho, batata doce, tomates, salmão, sementes de girassol, carnes vermelhas e brancas, peixes, iogurtes, queijo tipo cottage, etc.

tomar colágeno emagrece?

Benefícios do Colágeno

  • Retarda o envelhecimento.
  • Combate a flacidez da pele.
  • Diminui as chances do aparecimento da celulite.
  • Fortalece aos cabelos e unhas.
  • Cuida da saúde dos ossos e músculos.
  • É responsável pelo funcionamento linfático.
  • Ajuda a perder peso.
  • Aumenta o nível de saciedade.
  • Ajuda a controlar a pressão arterial.
  • Proporciona firmeza para pele.
  • Ajuda no emagrecimento.
  • Preveni a osteoporose e osteoartrite.
  • Ajuda a manter o cabelo saudável.
  • Unhas mais fortes.
  • Melhora e previne a celulite, estrias e rugas
  • Sensação de saciedade.
  • Aumenta a elasticidade da pele.
  • É importante para as articulações.
  • Ajuda contra a hipertensão.

A produção de colágeno diminui?

Entre os 25 e 30 anos, variando com o tipo de rotina, a produção de colágeno começa a diminuir. É nesse momento que começam a surgir as linhas de expressão e a pele mais flácida.

As mulheres perdem mais colágeno que os homens, pois tem uma quantidade menor desta proteína no corpo. Isso é auxiliado pela falta de estrogênio que ocorre por volta dos 45-50 anos e faz com que haja uma diminuição da quantidade das células responsáveis pela produção do colágeno.

Colágeno hidrolisado

O termo hidrolisado significa que uma cadeia de aminoácidos foi quebrada e absorveu a água. Quando esse processo ocorre várias vezes o colágeno é quebrado em partes menores para se tornar fragmentos de proteína. Assim, temos o colágeno hidrolisado que não precisa ser digerido pelo organismo para ser absorvido e chegar na corrente sanguínea.

Muitas pessoas têm consumido o colágeno hidrolisado devido ao grande número de benefícios que proporciona.

Suplemento de colágeno

O suplemento de colágeno vem sendo usado como um meio de perder peso sem fazer uma dieta muito restrita. Quando juntamos o consumo do colágeno hidrolisado com uma alimentação variada com cereais, frutas, verduras, legumes e, mais, os exercícios físicos é possível diminuir a flacidez e o peso sem tantos prejuízos à saúde.

Quando consumimos o colágeno, estamos ajudando a desenvolver os músculos e a massa muscular. Nesse processo cresce a quantidade de energia que é queimada por nosso corpo junto com a gordura diariamente. Isso leva a emagrecer e acelera o metabolismo do organismo. Ele também ajuda a reduzir a vontade de comer, nos sentimos saciados e, assim, ingerimos menos calorias.

Obs.: beber líquidos em uma boa quantidade é muito importante.

Formas de consumo do colágeno hidrolisado

O colágeno pode ser comprado em cápsulas, balas, gomas, bombons, barras de cereais, granolas, águas aromatizadas, sachês, as gelatinas e a versão de colágeno em pó. Vale observar que a sua versão em pó pode ser diluída em vitaminas e sucos.

É importante consultar um nutricionista para ajudar à ajustar a dose de consumo diário de acordo com a forma escolhida para o consumo e a concentração de cada produto.