Qual o melhor tipo de colágeno?

COMPARTILHE AGORA MESMO
Qual o melhor tipo de colágeno?
Avalie este post

O colágeno é uma proteína estrutural responsável em dar firmeza e sustentar a pele, com um papel fundamental na composição dos tendões e das cartilagens. É criada pelo organismo, mas diminui com o envelhecimento e deixa a pele mais flácida. Sua função é compor a pele, ossos e cartilagens, dando sustentação ao corpo.

Ele é usado, também, na composição de cosméticos de cremes e hidratantes.

Tipos de colágeno que há dentro do nosso corpo

O colágeno possui diferentes funções e propriedades que ajudam a separá-lo e reagrupa-los em tipos.

Colágeno tipo 1: É o que mais aparece no nosso corpo, sendo encontradas nos nossos tendões, na pele, nos ossos, no tecido conjuntivo que faz a conexão, nutrição e união de tecidos. É ele que traz a firmeza para nossa pele; ele fortalece as nossas articulações, nossas unhas e cabelos; melhora nossa pressão arterial; previne possíveis úlceras no intestino; e é ótimo para prevenir e combater contra a osteoporose.

 

Colágeno tipo 2: É o que encontramos dentro de nossos olhos e cartilagens. É um bom combatente contra osteoartrite de origem autoimune, artrose e artrite reumatoide aliviando sintomas. Ele fortalece as cartilagens e reduz inflamações.

 

Colágeno tipo 3: É facilmente encontrado dentro das paredes de nossas artérias, intestinos, baços, fígado, medula óssea, útero, pulmão, coração e pele, auxiliando no tratamento de áreas danificadas da pele que acontece por causa de lesões e feridas.

 

Colágeno tipo 4: Pode ser visto dentro de nossa lâmina basal que fica entre a derme e a epiderme unindo as duas partes. O tipo 4, também, está nas lentes das cápsulas oculares que protege os olhos e nos glomérulos que ajudam a eliminar os resíduos encontrados nos rins.

 

Colágeno tipo 5: Ele é o que filtra a rede de ligação entre as fibras epiteliais. Essas fibras interligadas estão nos tecidos na parte de dentro do nosso corpo, revestindo os órgãos dando elasticidade e força para eles. Também forma os vasos sanguíneos e tecidos dentro do coração.

 

Colágeno tipo 6: Ele faz parte do sangue e de parte da camada da placenta. Colágeno 6 está presente em todo tecido conjuntivo, pele e discos invertebrados trazendo flexibilidade e rigidez para a coluna manter seu peso.

 

Colágeno tipo 7: Une a camada de cima e a mais profunda abaixo da pele (dermo-eptelial) e faz parte das células corioaminióticas e da placenta.

 

Colágeno tipo 8: Esse tipo é o que chamamos endotélio que é a camada presente na parte interior dos vasos sanguíneos e linfáticos.

 

Colágeno tipo 9: Ele mantém as células da cartilagem, retina, córneas juntas dando mais resistência, sendo a principal proteína dos nossos órgãos.

 

Colágeno tipo 10: Faz parte das cartilagens hipertróficas dos músculos em mineralização, reparando as articulações sinoviais e auxilia na cura de fraturas nos ossos.

Alimentos com colágeno

São muitos os alimentos que possuem colágeno: cenoura, acerola, goiaba, pepino, mel, aveia, alho porro, nabo, gelatina, carnes, ovos, tomate, pimenta, beterraba, soja, chá branco, ostras, etc.

Uma dieta desequilibrada pode levar o corpo ter uma deficiência de colágeno. A falta de colágeno pode causar perda de cabelos, rugas, estrias, desidratação, enfraquecimento dos ossos, flacidez da pele, enfraquecimento das articulações, má formação óssea, rigidez muscular, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, etc.

 

Para ajudar na dieta…

  • Consuma os nutrientes essenciais para o organismo.
  • Beba muita água.
  • Cuide de sua pele ficando menos sob o sol e usar cremes para proteger o corpo.
  • Evite comer alimentos gordurosos, calóricos.
  • Durma e descanse bem.

O melhor colágeno

A forma mais suplementar e que traz benefícios é o colágeno hidrolisado. Ele ajuda a deixar o nosso corpo mais bonito por fora e funcionando da forma correta por dentro também.

O colágeno hidrolisado passa por um processo de hidrólise, na qual ele é partido em partículas menores que as que compõe o colágeno normal e facilita a absorção pelo corpo. É composto por aminoácidos e proporciona a glicina e prolina para o corpo. Isso ajuda e faz o corpo trabalhar na regeneração e estabilidade das cartilagens.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *